sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Homem e o trabalho

O trabalho 





















O Homem e o Trabalho:

Toda e qualquer atividade humano, manual ou mental, ou não.

  • Trabalho - "trabalho castido"

                                     - "Trabalho realização"

Formas de trabalho:

  • Tempo parcial (menos de 15 horas semanal);
  • Trabalhadores Liberais (recibos verdes);
  • Trabalhado ao domicilio;
  • Trabalhado familiar;
  • Trabalhado clandestino.




Algumas profissões no futuro:
Profissão
Definição
Engenheiro de redes de comunicação:
Para criar redes ou plataformas informáticas, para gerir a finanças, recursos humanos ou para lidar com clientes.
E- Formador:
Formação através da internet, de todas as áreas.
Fisiologista de controlo de peso:
Fornecem uma visão global do corpo, para lidarem o excesso de peso.
Chefe de cozinha:
Os cozinheiros especializados são cada vez mais procurados.
Psicogenontologista:
Com o aumento da esperança de vida e um maior poder de compra, os serviços de lazer acompanhamento e apoio a idosos tem cada vez mais procura.
Engenheiro especializado em energias renováveis:
Formado na área das energias renováveis.
Produtor cultural:
Organiza espetáculos que misturam diversos linguagens artísticas.



Evolução histórica do trabalho

Homem Primitivo

Vivia da recolha do que necessita para viver. Era Recoletor, recolhia frutos, raízes, cavava e pescava.

1as Saciedades Neolíticas

O Homem já produz os seus instrumentos. Torna-se produtor faz cerâmica, tecelagem…forma aldeamentos

1as Civilizações

Temos a diferença entre os homens livros e escravos. O trabalho era considerado como algo penoso, duro e considerado inferior.

Feudalismo

Existe um suserano (senhor) e um vassalo (servo). O vassalo não tem direitos só deveres e vive na dependência do senhor.

Revolução Industrial

O operário substitui o artesão e aparece a fábrica.

*      Surge a mecanização

*      Trabalho assalariado sujeito a condições miseráveis e puco saudáveis.

2º revolução Industrial



Uso do petroleio e eletricidade o motor de explosão:

*      O fábrica em Seri e as cadeias de produção do taylorismo e Fordismo (Modelos Ford).

Consequências

*  Desemprego

*  Greves / Sindicatos

*  Problemas ambientais



Epoca Moderna

*  Pessoas muito qualificadas;

*  Com dominio das tic (tecnolugias de informação e comunicação)

*  Trabalho em rede;

*  Utilicação partilhada de documentos em tenpo real;

*  Redistribuição de cham,adas telifonicas.


Charlot por tempos modernos












É um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que a sua personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismos e imperialismo, bem como uma critica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da revolução industrial.

Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar a máquina toma o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal, o de um vagabundo por uma menina de rua.

Tele trabalho (Desvamtagens)

*  Mal reconhecido;

*  Mistura com a vida familiar;

*  Tem mais distrações;

*  Vida social fica prejudicado;

*  Não se desenvolvem profissionalmente;

*  Deficuldade em cumprir horarios de trabalho.



O Filme Juno


Resumo do Filme:

Direção: Jason Reitman

Produção: John Malkovich
                    Lianne Halfon
                    Mason Novick
                    Russell Smith

Idioma original: Inglês

Música: Mateo Messina

Edição: Dana E. Glauberman

Estúdio: Mandate Pictures
              Mr. Mudd

Lançamento: 5 de Dezembro de 2007



O filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de seu companheiro de classe Bleeker, e desiste de fazer um aborto. Com a ajuda do pai, da madrasta e da melhor amiga Leah, a jovem adolescente procura o casal "perfeito" para criar seu filho, e encara situações delicadas e incomuns para sua maturidade.Ao descobrir que está grávida, Juno e sua melhor amiga Leah (Olivia Thirlby) bolam um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê. É então que elas encontram Mark e Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner), um jovem casal que pretende adotar seu primeiro filho. Felizmente, Juno tem o apoio do pai (J.K. Simmons) e da madrasta (Allison Janney), que depois do choque inicial de que sua filha já tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, decidem unir-se para ajudá-la. Mas conforme Juno se aproxima do fim da gravidez, a vida supostamente idí­lica de Mark e Vanessa começa a dar sinais de que não é exatamente o que parecia.



Problemas no emprego:



*  Terciarização da economia em que os serviços e comércio predominam;

*  As deslocalizações, encerram nos países europeus e instalam-se onde a mão-de-obra é mais barato;

*  Falta de recompensa pela dedicação prestada;

*  Falta de empregados seguros, já não há empregos para toda a vida;

*  Exige-se cada vez mais qualificações;

*  Nos empregos exigem cada vez mais formações de âmbito tecnológico.


Formas de combater o desemprego:
Obter a melhor qualificação profissional possível;
Ser empreendedores;
Usar o que de melhor temos e aproveitar os nossas capacidades.

Visita de Estudo

Pelas 8:30 saímos da Escola de Baião em direção au Marco de Canaveses para irmos a Cidade Romana de Tongóbriga – Freixo por la estivemos a ver as ruínas e a cidade romana, saímos de la para irmos almoçar ao Marco fomos almoçar au relax umas ricas francesinhas. No fim viemos para Baião em direção a Santa Coz do Douro ver a Casa de Tormes da dentro vimos a mesa do arroz de favas, cadeirão de Jacinto onde era a única cadeira que ele tinha na casa. De la de Tormes fomos para Ancede ver o Convento de Santo André, vimos os Lagares. E de la viemos para a Escola de Baião.

 
  

Um comentário: